Serviços
Inteligência e Investigações
Reunir idéias, inteligência e informações seguidas por uma abordagem investigativa rigorosa é como capturamos pessoas que tentam minar valores essenciais.
Com as informações da base de Inteligência e Investigações, o objetivo da Argos é prevenir, identificar e combater fraudes internas ou quaisquer outras atividades ilícitas, para minimizar perdas financeiras, aumentar ganhos e manter a reputação corporativa, e reunir evidências concretas para um litígio bem-sucedido.
Monitoramos, investigamos e detectamos atividades ilícitas cometidas por funcionários, parceiros de negócio, fornecedores, concorrentes e terceiros, que podem prejudicar drasticamente as operações ou mesmo a sobrevivência da organização.
A Argos apura tais delitos de forma discreta, desenvolvendo diligências de forma autônoma e imparcial, e mantendo sigilo absoluto das investigações. Atuamos em qualquer local do território nacional brasileiro, com equipes constituídas por profissionais qualificados e experientes, oriundos de diversas organizações governamentais de inteligência e de segurança, exercendo uma variedade de serviços analíticos e de inteligência, incluindo detecção de fraudes internas, busca de ativos, suporte a litígios, due diligence, entre outros.
São elaborados relatórios pormenorizados sobre os esquemas criminosos descobertos, bem como evidências e recomendações destinadas a coibir a continuidade dos delitos apurados.
Você pode contar com a Argos para serviços de Inteligência e Investigação.
Background Check (Verificação de Antecedentes)
Background Check (Verificação de Antecedentes)
De forma isenta e livre de conflito de interesses, a Argos verifica a integridade de candidatos e atuais funcionários, fornecedores e parceiros de negócio, através de uma detalhada análise de seus antecedentes, garantindo a configuração ideal dos times contratados.
Analisamos a validade e precisão das informações pessoais e profissionais fornecidas por funcionários e candidatos a vagas. Também verificamos qualificações e a integridade de fornecedores e parceiros de negócios, antes ou após a sua contratação, a fim de prevenir ou constatar quaisquer fatos que possam colocar em risco os negócios da empresa contratante.
Busca de ativos
Busca de ativos
O serviço de Inteligência da Argos investiga e apura informações sobre o patrimônio de fraudadores e devedores inadimplentes, bem como localiza ativos desviados através de fraudes corporativas.
As informações obtidas através das investigações da Argos fornecem ainda provas e evidências que identificam esquemas de corrupção e a existência de ativos adquiridos de modo fraudulento.
A busca de ativos financeiros é uma das mais importantes atividades em casos que envolvem disputas e litígios judiciais, pois as investigações patrimoniais garantem que a corporação consiga recuperar as perdas financeiras em menos tempo e, consequentemente, utilizando menos recursos.
Contra-Inteligência
Inteligência e Investigações para neutralizar a inteligência adversa
Um dos braços fundamentais da base de Inteligência e Investigações da Argos, a contra-inteligência, no seu sentido mais amplo, é definida como “a atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa, assim como ações de qualquer natureza que constituam ameaça à salvaguarda de dados, informações, bem como à dos bens ou patrimônio de uma empresa.
As ações de contra-inteligência buscam detectar um invasor, neutralizar sua atuação, recuperar ou mesmo contra-atacar por meio da produção de desinformação. Isto permite uma organização tornar-se significativamente menos vulnerável.
Torna-se fundamental, também, a aplicação de técnicas e ferramentas para a manutenção de vantagens competitivas, incluindo a proteção do “conhecimento ou informação sensível”.
Com o fim de abranger todas as vulnerabilidades, as medidas de proteção devem contemplar ações nos mais variados segmentos das instituições, como áreas e instalações, documentos e materiais, sistemas de informação e, principalmente, pessoas, o elo mais fraco e vulnerável da corrente. Tal nível de abrangência é fundamental para permitir redução das vulnerabilidades.
Varredura Eletrônica
Varredura Eletrônica
Com a Varredura Eletrônica, um dos braços da base de Inteligência e Investigações da Argos, o objetivo principal é desempenhar atividades especialmente focadas no âmbito de segurança eminentemente defensiva. Ou seja, com procedimentos e equipamentos voltados para a prevenção, detecção, obstrução e/ou neutralização de ações de toda e qualquer natureza, que venham a ser promovidas por pessoas, organizações e/ou inteligências adversas.
- Varredura eletrônica em sistemas de telefonia fixa, objetivando a detecção de possíveis interceptações não autorizadas (grampos clandestinos) em troncos telefônicos, linhas telefônicas individuais, ramais de centrais automáticas, linhas privadas de voz e dados, e outros;
- Sistemas de rastreamentos remotos visando a detecção e neutralização de sistemas de transmissão de rádio frequência em amplo espectro, transmissores infravermelhos, dentre outros.
Varredura Ambiental
Varredura Ambiental
Consiste basicamente em detectar possíveis escutas ambientais clandestinas, e trata-se de um serviço feito com método, eficiência e pleno conhecimento.
O processo de varredura ambiental consiste em inspecionar eletrônica e fisicamente os ambientes de trabalho, onde todos os aparelhos no local são inspecionados, desde: telefones, cabeamentos, calculadoras, computadores, equipamentos eletroeletrônicos, entre outros. Exercido por profissionais altamente qualificados em varredura ambiental visando atuar com agilidade e total sigilo nas investigações.
A varredura ambiental pode ser feita em:
- Auditórios
- Escritórios;
- Empresas em geral;
- Gabinetes;
- Clinicas.
Due Diligence
Due Diligence
A Argos executa auditorias de due diligence e análises de negócios de acordo com suas necessidades de maneira independente, pessoal e compreensiva.
Nossos serviços de due diligence incluem investigações independentes nas qualificações operacionais da empresa-alvo, status operacional, situação financeira, experiência da equipe de gerenciamento, risco de mercado e risco de gerenciamento. Além disso, realizamos uma análise abrangente da conformidade da empresa-alvo em relação a seus processos comerciais normais. Os exemplos incluem se a empresa-alvo e sua equipe interna, a alta gerência e os acionistas estão envolvidos em litígios adversos, corrupção e suborno e entendendo o histórico dos investidores da empresa-alvo.
Segurança cibernética
Segurança cibernética
Equipados com ampla experiência no mundo real, nossos especialistas em segurança cibernética têm as habilidades avançadas necessárias para proteger sua empresa.
O cenário de ameaças é enorme no mundo digital, no qual as tecnologias ofensivas e defensivas estão evoluindo rapidamente e os ataques de estados-nação estão aumentando em termos de escopo e sofisticação.
Para enfrentar os desafios e ameaças trazidos pelos ciberataques, crimes cibernéticos e fraudes cibernéticas, além de usuários maliciosos, as organizações precisam estar preparadas para lidar com vulnerabilidades que ameaçam a segurança da informação.
Compliance
Compliance
Agindo sempre em conformidade legal e técnica – um dos maiores diferenciais da Argos – o serviço de Compliance da base de Inteligência e Investigações da Argos tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.
O termo compliance significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma Organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.
Enquadramento na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Impedir o vazamento e uso indevido de dados e informações pessoais privadas
A Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada pelo presidente Michel Temer tem como objetivo aumentar a privacidade de dados pessoais e o poder das entidades reguladoras para fiscalizar organizações. O documento altera o Marco Civil da Internet e chega em uma época propícia, marcada por grandes vazamentos de informações e escândalos que envolvem justamente o uso indevido de informações pessoais.
A LGPD entrou em vigor em 20 de agosto de 2019, e o não cumprimento dessas obrigações pode acarretar, por exemplo, em multas altíssimas que chegam até mesmo a R$ 50 milhões por infração. Ainda que essa prática coloque o Brasil no grupo dos países considerados adequados na proteção à privacidade dos cidadãos, a expectativa é que os próximos meses serão de dificuldade e planejamento dentro das corporações.
Para atuar em conformidade com a Lei Geral da Proteção de Dados é preciso investir em algumas adequações, como sistemas de mascaramento, encriptação, transferência e gestão segura de dados, avaliação de riscos, além do controle de identidade de consumidores e clientes. E entender o que precisa ser feito é o primeiro passo para estar plenamente adaptado.