Cibercriminosos estão cada vez mais criativos na hora de conseguir informações de possíveis vítimas de suas fraudes. A mais nova estratégia é o golpe da portabilidade, que usa a mudança de operadora de telefonia móvel para roubar contas em redes sociais.
O golpe da portabilidade é ao mesmo tempo simples e bastante sofisticado. Nele, os criminosos descobrem o número do celular das vítimas e pesquisam qual é a operadora. Depois disso, os bandidos entram em contato com outras operadoras solicitando a mudança daquele número para aquela operadora.
Depois que o processo é realizado, os bandidos têm maior facilidade para roubar contas de redes sociais, principalmente no Instagram, que é a plataforma mais visada. Em geral, eles usam a opção “Esqueci minha senha”, recebendo um SMS com um código que permite a redefinição das credenciais. Como o chip com o número está em poder dos criminosos, eles recebem a chave.
Caso seja vítima deste golpe, o ideal é avisar o maior número de pessoas sobre o ocorrido, vale pedir para que pessoas de confiança façam postagens informando sobre o golpe. É importante entrar em contato com as redes sociais o mais rápido possível. Também é recomendado entrar em contato com uma delegacia de crimes digitais e abrir um boletim de ocorrência.