Os hackers realizam uma jogada sinistra ao liberar ransomware que basicamente toma dados como reféns em troca de dinheiro. Esse software malicioso tem um objetivo: ameaçar os usuários com dados bloqueados, corrompidos ou vazados até que cedam às exigências do hacker. Basta dizer que esta é uma situação incrivelmente frustrante para as vítimas que estão bloqueadas em seus dispositivos ou incapazes de trabalhar de forma consistente. A disseminação do ransomware geralmente está vinculada a e-mails de phishing – os usuários espalham a infecção sem saber ao fazer o download involuntário de um anexo corrompido.
O malware pode assumir o controle de um sistema de computador sem que o usuário perceba. Uma das maneiras pelas quais isso pode acontecer é por meio de downloads drive-by, que vêm de sites que foram infectados. O ransomware é uma das ameaças mais comuns que os usuários enfrentam com esse tipo de ataque.
Em ataques de ransomware, a engenharia social é frequentemente utilizada. Isso envolve um invasor tentando obter informações confidenciais manipulando indivíduos. Uma estratégia comum é enviar mensagens por e-mail ou texto que sejam assustadoras para coagir o alvo a compartilhar informações confidenciais, abrir um arquivo prejudicial ou clicar em um link perigoso.